Nostalgia 07 | Rat in the Kitchen (1986) e Promises and Lies (1993) - UB40

Ano: 1993
Gravadora: Virgin Records
Gênero: Reggae, ska e dub
Obs: os álbuns não estão à venda.

Esses tempos, conversando com meu "irmão gêmeo" Antonio, descobri que não é só eu que gosto do álbum "Promises and Lies" do UB40. É por isso que no post Nostalgia de hoje, resolvi falar de uma das bandas que marcou minha adolescência e me mostrou a perfeição e a beleza do reggae dos anos 80 e 90, algo além de Bob Marley.
O álbum marcou principalmente por causa de duas músicas: "Bring Me Your Cup" e "Can´t Help Falling In Love". Elas foram trilha sonora de uma viagem que fiz para Floripa em 1997.
No post vou falar sobre esse e outros dois álbuns que possuo: "UB40 CCCP (1985) e "Rat In The Kitchen" (1986).
Para quem não conhece o UB40 surgiu em 1978 numa fila de Seguro Social Britânica e extraiu o seu nome de um impresso do fundo de desemprego, designado por Unemployment Benefit 40 (Benifício de Desemprego). Sua formação multi-racial reflete o meio de onde emergiram os seus membros. Formado pelos irmãos Ali (voz e guitarra) e Robin Campbell (guitarra), Earl Falconer (baixo), Mickey Virtue (teclados), Brian Travers (saxofone), Jim Brown (bateria) e Norman Hassan (percussão), o UB40 popularizou ritmos jamaicanos entre os ingleses brancos de classe operária, agregando um forte caráter político-social. Ali Campbell abandonou os UB40 em 2009, depois de 30 anos como vocalista da banda britânica. A Banda segue agora com o novo vocalista também irmão da dupla de fundadores.
A banda implacou mais de 50 singles no UK Singles Chart e alcançou sucesso internacional considerável, pois já vendeu mais de 70 milhões de discos.
No verão de 1978, os principais integrantes do UB40 começaram a ensaiar em um porão local. O mais jovem Robin, irmão de Ali, Earl Falconer, Brian Travers e James Brown todos se conheciam de Moseley School of Art, enquanto Norman Hassan, tinha sido um amigo de Ali desde a escola. Inicialmente, pensaram que formariam uma banda de "jazz-dub-reggae", mas com o tempo Robin foi convencido a participar e ele tinha recrutado Michael Virtue e Astro que haviam aprendido a trabalhar com produção musical.
O grupo já havia se alinhado à ideais políticos de esquerda e formulou sua própria identidade, participando inclusive de marchas em protesto contra o desemprego junto a Frente Nacional ou comícios organizados pelo Rock Against Racism.


Permaneceram no anonimato até que Chrissie Hynde os convidou para uma turnê com os Pretenders durante o verão de 1980 e seu primeiro single "King Food b/w For Thought" tinha navegado no UK Top 5.
O primeiro álbum do UB40 "Signing Off", foi lançado em setembro de 1980. O produtor permitiu-lhes mais liberdade criativa e conseguiu com que assinassem com uma grande gravadora. A arte da capa é memorável. Um cartão de auxílio desmeprego duplicado com o título "Signing Off" carimbado em vermelho. O primeiro álbum agradou rapidamente jovens estudantes, principalmente por suas letras, passagens instrumentais e pelo ritmo de reggae sólido, associado ao Dub. Não havia nada parecido na época. Como uma banda multi-cultural a partir de Birmingham, UB40 não foram atraídos para tentar parecer "autêntica", porém havia muito mais profundidade à sua música do que nas bandas punk e 2Tone. Aceitar a verdade da sua própria situação em meio a um mar de canções de reggae, proclamar a herança negra, são as base das letras do UB40. "Signing Off"  foi para o 2 lugar no Reino Unido e ficou nas paradas do país álbuns por 72 semanas.
No final de 1980, o contrato com a gravadora Graduate expirou e UB40 formaram a sua própria gravadora, a DEP International, na qual todos os oito membros possuem uma parte igual. Eles também assinaram um acordo de licenciamento com a CBS, que garantiu-los distribuição dos álbuns muito melhor. "Signing Off" ainda estava nas paradas quando eles lançaram seu segundo álbum "Present Arms" no verão de 1981.
 O som era imediatamente mais brilhante, mais profissional, mas o espírito e o compromisso subjacente das canções da banda permaneceu resolutamente inalterada, como pode ser ouvido em "One In Ten", sobre o número recorde de desempregados no Reino Unido. "One In Ten" se tornou um hino do movimento de protesto britânico, igualmente motivados pelas músicas escritas por nomes como Bob Marley e Peter Tosh, no Caribe. Em 1981, o álbum se tornou parte da trilha sonora que acompanha os distúrbios raciais em erupção em lugares como Brixton, Handsworth e St. Paul’s, em Bristol.


Quatro meses depois "Present Arms In Dub" se tornou o primeiro álbum de Dub a entrar no Top 40 britânico - isso durante um período que a música Dub era um reduto exclusivo dos populares fãs de reggae, acostumados a comprar as importações jamaicanas. O público do UB40 entre a classe média britânica estava agora assegurado. Eles possuíam credibilidade, acumulando sucessos, praticando a verdadeira democracia e insistindo na ideia de que cada membro tinha uma voz igual nos assuntos da banda.
No ano seguinte lançaram o "UB44" (1982), que gravado em Dublin, contou com o uso inovador de hologramas na capa com a inscrição 'edição limitada'. Viagens para a Austrália e Zimbábue coincidiram com hits como "I Won’t Close My Eyes",  "Love Is All Alright," "So Here I Am" and "I Got Mine,"  mas nenhum deles chegou ao Top 20. "UB44" fez chegar ao número 4 na parada de álbuns, mas depois a CBS terminou a sua associação com a banda, deixando-os negociar um novo acordo com a gravadora Virgin Richard Branson.


Logo depois, eles abriram um estúdio em Birmingham chamado The Abattoir. Agora senhores do seu próprio destino eles decidiram homenagear os pioneiros do reggae. A banda passou apresentar canções de reggae clássico lançando uma série de três álbuns com o nome de "Labour of Love".
O primeiro foi lançado no verão de 1983, e ao contrário das expectativas gravadoras, a mudança de direção trabalhou magnificamente. Labour Of Love se tornou o primeiro da banda álbum número 1 no Reino Unido, permanecendo no topo das paradas britânicas por dezoito meses. O single "Red Red Wine" também foi direto para o n º 1. Na verdade, ficou nas paradas britânicas por dois anos, tornando assim o seu primeiro hit do UB40 verdadeiramente mundial e, eventualmente, o seu primeiro número 1 nos Estados Unidos.

O próximo single do UB40, "If It Happens Again", conseguiu a nona posição, mas o álbum "Geffery Morgan" de 1984, não era um sucesso para os padrões anteriores, apesar de um retorno à contundentes temas como nas faixas "Riddle Me," "As Always You Were Wrong Again," "You’re Not An Army," "The Pillow" and "I’m Not Fooled So Easily."










No ano seguinte, lançaram "Baggariddim": uma coleção de faixas gravadas com os principais MCs de reggae britânico. No verão de 1985, o UB40 juntou forças com Chrissie Hynde para um cover de Sonny & Cher "I Got You Babe", que imediatamente voou para a No. 1 no Reino Unido. "Don’t Break My Heart" também foi Top 3 confirmando UB40 como banda britânica de reggae de maior sucesso. Pouco tempo depois, O UB40 foi um dos primeiros grupos a fazer show na União Soviética. Esse show, divisor de águas em Moscou, foi gravado e lançado no ano seguinte como "UB40 CCCP". Foi o segundo álbum do UB40 ao vivo, o primeiro, "UB40 Live" foi lançado em fevereiro de 1983.



Ano: 1985
Gravadora: A&M
Gênero: Reggae e Dub
Valor: R$ 15,00 
Estado da capa****
Estado do vinil****
Estado do encartenão possui
Qualidade do som***
Avaliação do álbum****

Em agosto de 1986, lançaram "Rat In The Kitchen". A faixa-título tornou-se o primeiro hit do álbum. O segundo hit foi "Sing our Song own", escrito em apoio de artistas negros na África do Sul, na época em que o país estava sob o regime do Apartheid e Nelson Mandela era considerado um terrorista.
No mês de novembro do ano seguinte, lançaram "The Best Of UB40 - Volume One" que ficou dois anos e meio nas paradas do Reino Unido. "Maybe Tomorrow", um cover do "Jackson Five", foi Top 20, com colaboração do hip-hop pioneiro de Afrika Bambaataa e da Família chamada "Reckless".
No início de 1988, ainda se recuperando da morte do engenheiro Ray Falconer, que era irmão de Earl e tinha sido muito influente na determinação som da banda, novamente em parceria com Chrissie Hynde, lançaram um novo single: o "Breakfast In Bed". O resultado foi outro hit Top 10 retirado do álbum de 1988 "UB40".
Em 1988, a banda já estava embarcando em longas turnês mundiais, fazendo shows lugares como Austrália, Japão e América do Sul. Em julho do mesmo ano, eles tocaram no "Free Nelson Mandela Concert" no Wembley Stadium em Londres. Um evento que foi transmitido em todo o mundo para milhões de telespectadores. Após o show o single "Red Red Wine" imediatamente liderou as paradas em muitos outros países e número 1 nos Estados Unidos. Assim, logo depois, o UB40 recebeu convite para tocar no Madison Square Garden, em Nova York.



Esse sucesso reacendeu o interesse em "Labour Of Love II", lançado em 1989. O álbum gravado entre os compromissos da turnê e rendeu três Top 10 nos Estados Unidos, incluindo os singles "Kingston Town" e ""Homely Girl", ambos Top 10 no Reino Unido e em toda a Europa, seguido de perto por "Here I Am (Come And Take Me)" e "The Way You Do The Things You Do".










Todos os álbuns até então não chegaram perto do sucesso de "Promisses and Lies" (1993), que se tornou o álbum mais vendido do grupo com mais de nove milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O maior sucesso de  "Promisses and Lies" era "Can't Help Falling In Love" que levou a banda ao seu terceiro N º 1 no Reino Unido e continuaria a ser um favorito em estações de rádio americanas nos anos seguintes, especialmente após sua inclusão na trilha sonora no filme de 1993 "Sliver", estrelado por Sharon Stone.
Outro sucesso do álbum foi "Bring me Your Cup".


A capa do álbum são fotografias de Peter Max Kandhola. Kandhola possui obras onde a cor, textura e materiais orgânicos se reúnem com a fotografia. Seu trabalho representa um diário pessoal permanente visual, preso entre camadas de papel fotográfico, vernizes, ácidos, madeira, metal e vidro. Sob estas superfícies densamente construídas, são constantes referências ao ciclo de vida. Nascimento, morte, beleza e decadência são os temas fundamentais recorrentes dentro da prática Kandhola. Tudo perfeitamente sincronizado com os temas e letras das músicas do UB40.
Em 1994, após turnê contínua, a banda estava pronta para um merecido descanso, isso depois de tocar para multidões em todo o mundo incluindo África do Sul onde se apresentou para mais de 250.000 pessoas. A Virgin Records viria preencher a lacuna com o lançamento, em 1995, de "The Best Of UB40 - Volume Dois" que contém sucessos como "Kingston Town", "Here I Am" e mais os esforços recentes como "Bring Me Your Cup", "Reggae Music" e "Until My Dying Day". Durante seu período de descanso vários membros trabalharam em seus projetos musicais. Robin Ali fez uma aparição com Pato Banton no hit "Baby Come Back", enquanto Earl teve sucesso produzindo faixas de guitarra e bateria. Ali Campbell também lançou seu primeiro álbum solo "Big Love", gravado na Jamaica.
Em 1997, o UB40 lançou "Guns In The Ghetto" e o single "Tell Me Is It True"  foi escolhido como trilha sonora do filme "Speed ​​2", estrelado por Keanu Reaves e Sandra Bullock. Ali descreveu "Guns In The Ghetto" como "uma gravação de puro reggae, feito na Jamaica". O álbum chegou na 9º posição nas paradas britânicas e rendeu mais um single "Always There" e vendendo um milhão de cópias.


Em 1998, apesar de não ter ocorrido uma turnê do álbum anterior, a banda lançou "Labour Of Love III" que adquiriu a décima segunda posição no Reino Unido. "Come Back Darling", "Holly Holy" e "The Train Is Coming" foram os singles. No ano seguinte ainda comemoraram outro Top 10 britânico com álbum "The Very Best Of UB40 1980-2000."
Em 2003, eles receberam um prêmio Ivor Novellos o que garantiu mais um álbum Top 10 com o "Platinum Collection", uma caixa tripla composta por toda série de "Labour of Love".



No ano de 2001, lençaram o álbum chamado "Cover Up", que não fez muito sucesso e teve como single a faixa título.


Até então, o UB40 estava entre os favoritos do público britânico por mais de duas décadas. Assim, seria bom para a imagem da banda criar o hino oficial para o triunfante time de rugby da Inglaterra na campanha da Copa Mundial de 2003 na Austrália. "Swing Low", retirada do álbum "Homegrown" (2003) fez muito bem esse papel. A capa do álbum dispensa explicações, é simplesmente genial.



Dois anos depois, no 25º aniversário do álbum de estréia, a banda lançou "Who You Fighting For" (2005). Aclamado não apenas como um retorno à forma, mas também um triunfo artístico, "Who You Fighting For" é distinto pela decisão do UB40 de gravar mais uma vez com todos tocando juntos no estúdio. O questionamento da autoridade (incluindo a Grã-Bretanha e da decisão dos EUA de invadir o Iraque) e a lealdade inabalável dos valores da classe trabalhadora estavam nesse álbum e ainda continha canções de amor como "One Man Woman", "Kiss and Say Goodbye" e "After Tonight".
No início de 2008, Ali Campbell decidiu deixar a banda para seguir carreira solo, devido a problemas com o empresário da banda e as dívidas e problemas judiciais da gravadora DEP Internacional. Com muitas reclamações por parte dos fãs ele foi substituído pelo outro irmão Campbell, Duncan, que tem uma voz bem parecida com a de Ali. Duncan tinha sido convidado para se juntar a banda no seu início, mas se recusou. No entanto, cerca de trinta anos mais tarde, ao lado dos outros vocalistas do UB40 ele se fez presente na gravação do recente álbum "TwentyFourSeven" que recebeu muitos elogios em seu lançamento no verão de 2008. Igualmente ao "Who You Fighting For", "TwentyFourSeven" foi novamente gravado "ao vivo" no estúdio, e portanto, apresenta UB40 na sua melhor forma. Não pela primeira vez que a escolha do material foi dominado por mensagens políticas, principalmente nas canções "Rainbow Nation," "End Of War," "Oh America" and "Securing The Peace", exceto com o convidado Maxi Priest cantor que assumiu os vocais em "Dance Until The Morning Light" e em um cover de Bob Marley  na canção "I Shot The Sheriff". Os resultados reafirmam a reputação como banda de reggae  mais bem sucedida do mundo.


No ano de 2009, o UB40 teve ainda outra turnê incluindo locais como EUA, Itália, Alemanha, Espanha e Eslováquia, entre outros países. Entre esta programação extensa da turnê eles tiveram tempo para a gravação do último álbum "Labour of Love IV", lançado em fevereiro de 2010.
Assim, podemos dizer que a história do UB40 começou quando um grupo de jovens amigos de Birmingham transcendeu suas origens de classe trabalhadora até se tornar a banda de reggae mais bem sucedida do mundo. E a banda vai continuar a jogar uma mistura de material original inspirado na escolha de covers de músicas de reggae consagradas, adicionando melodias brilhantes e arranjos magníficos com um ritmo formidável.



Integrantes 
Duncan Campbell - voz e guitarra
Robin Campbell - guitarra
Earl Falconer - baixo
Mickey Virtue - teclados
Brian Travers - saxofone
Jim Brown - bateria
Norman Hassan - percussão

Ex-integrante
Ali Campbell - voz e guitarra

Músicas 
Rat in the Kitchen (1986)
Side One
1. "All I Want to Do"
2. "You Could Meet Somebody"
3. "Tell It Like It Is"
4. "The Elevator"
5. "Watchdogs"

Side Two
1. "Rat in Mi Kitchen"
2. "Looking Down at My Reflection"
3. "Don't Blame Me"
4. "Sing Our Own Song"

Promises and Lies (1993)
Side One
1. "C'est La Vie"
2. "Desert Sand"
3. "Promises and Lies"
4. "Bring Me Your Cup"
5. "Higher Ground"
6. "Reggae Music"

Side Two
1. "Can't Help Falling in Love With You"
2. "Now and Then"
3. "Things Ain't Like They Used to Be"
4. "It's a Long Long Way"
5. "Sorry"

Fotos dos vinis 
Rat in the Kitchen (1986) - Capa (frente) e vinil 120gram (Lado A) - Foto Diego Kloss
Rat in the Kitchen (1986) - Capa (verso) e vinil 120gram (Lado B) - Foto Diego Kloss  
UB40 CCCP (1985) - Capa (frente) e vinil 120gram (Lado A) - Foto Diego Kloss
UB40 CCCP (1985) - Capa (verso) e vinil 120gram (Lado B) - Foto Diego Kloss 
Promises and Lies (1993) - Capa (frente) e vinil 120gram (Lado A) - Foto Diego Kloss 
Promises and Lies (1993) - Capa (verso) e vinil 120gram (Lado B) - Foto Diego Kloss
Capa (frente) dos três discos - Foto Diego Kloss  
Informações baseadas no site oficial da banda: http://www.ub40.co.uk/

Comentários

  1. Bom demais, marcou muito minha infância e adolescência esse som. Eu tinha uma fita K7 que ganhei do meu tio. Devo muito a ele por gostar tanto de UB40. Tive o promises and lies, mas fui roubado. Hoje tenho o Guns in the Ghetto (na minha opinião o melhor álbum dos caras), tenho UB40 Presents the father of reggae (sublime!), tenho Who you fighting for (um dos últimos com Ali) e tenho uma coletânea maneira também. Indispensáveis para ter no carro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário