Novidade 06 | Los Hermanos Álbum (1999) - Los Hermanos

Ano: 1999
Gravadora: Abril Music
Gênero: Indie Rock, Rock Alternativo e MPB
Obs: o álbum não está à venda.

Na minha viagem ao Rio de Janeiro agora em setembro, tive a oportunidade de visitar alguns sebos. No sebo Baratos da Ribeiro que se encontra no centro de Copacabana, fundador do site de vendas Prefiro Vinil, encontrei um vinil o primeiro álbum de uma grande banda brasileira de Rock Alternativo: o Los Hermanos, relançado em 2012 pela fábrica de vinis na Polysom (Leia mais em Vinis estão de volta).
No post de novidade, foi tratar do auto-entitulado álbum do Los Hermanos de 1999, que não é novo, mas foi relançado em edição limitada pela Polysom. Além disso, neste post vou falar um pouco sobre a brilhante carreira do Los Hermanos.
O Los Hermanos é uma banda brasileira de rock alternativo formada no Rio de Janeiro em 1997, que mistura rock com elementos da música brasileira como o Samba e a MPB, além de ter fundamentos do Ska e o Hardcore, o último principalmente presente em seu álbum de estreia. O som do grupo foi fortemente influenciado por bandas do underground carioca dos anos 90, tais como Acabou La Tequila, Carne de Segunda e Mulheres Q Dizem Sim, entre outras, e pelo som de bandas estrangeiras como Weezer, Mr. Bungle e Squirrel Nut Zippers.
Os até então estudantes da PUC-RJ, Marcelo Camelo (jornalismo) e Rodrigo Barba (psicologia), iniciaram a formação de uma banda com características voltadas para o peso do hardcore e com a leveza de letras que abordavam a temática do amor. Mas tarde foi incorporado a banda o saxofonista e, posteriormente o tecladista Bruno Medina, acrescentando um diferencial na banda
Com a entrada dos músicos Rodrigo Amarante (vocais, guitarra e percussão) e Patrick Laplan (baixo) e com a saída de três músicos de sua formação (o trompetista Márcio e os saxofonistas Carlos e Victor), a banda gravou em 1997 seus primeiros materiais: as demos "Chora" e "Amor e Folia".
As demos repercutiram na cena underground do Rio de Janeiro e, posteriormente, os Los Hermanos foram chamados para tocar no "Superdemos", grande festival de música independente carioca e no festival Abril Pro Rock, de Recife, considerado um dos festivais que mais revelam artistas nacionais.


Em 1999, a banda assinou com a gravadora Abril Music e lançou seu primeiro CD, homônimo Los Hermanos, que repercutiu entre o público jovem, identificados com as letras estilo Jovem Guarda, misturadas a um conjunto musical influenciado pelo Indie Rock, Ska e Samba. O sucesso do álbum foi puxado pela música "Anna Julia", escolhida pela gravadora como primeiro single do trabalho. O disco, supostamente foi produzido pelo famoso produtor Rick Bonadio, conhecido no mainstream por emplacar bandas-fenômenos. E teria sido Bonadio o responsável por convencer os integrantes da banda a inserir a canção na seleção do repertório final do álbum. O single é inspirado numa paixão do produtor da banda e levou a banda não só às rádios de todo o país, mas a todas as classes sociais e eventos diversos, como feiras agropecuárias, estádios de futebol e micaretas, além de tocar para mais de 80 mil pessoas em alguns festivais do país, mesmo com um único disco lançado. A banda também era presença constante em programas populares de auditório que são transmitidos em canais abertos. Em apenas um semestre, "Anna Julia" já figurava nas primeiras posições das principais rádios do país. O videoclipe, que contava com a atriz Mariana Ximenes, era constantemente exibido em programas dedicados ao gênero como na MTV. Somente naquele ano, "Los Hermanos" já havia vendido 300 mil cópias e emplacado dois singles na parada de sucesso, como a já citada "Anna Julia" e o segundo single, "Primavera", minhas músicas favoritas. O álbum emplacou também uma indicação ao Grammy de 2000. O resto do trabalho segue uma mistura estranha (para a época) e pouco radiofônica de Hardcore, Marchinhas de Carnaval e Ska.
Mesmo assim, o álbum ganhou disco de plantina e vendeu mais de 350 mil cópias sendo de longe o trabalho mais bem sucedido comercialmente da banda até hoje.


Dois anos depois, em 2001, o grupo lança o álbum "Bloco do Eu Sozinho", também pela Abril Music. Algumas das músicas desse álbum, foram tocadas no Rock in Rio III. A banda perdera o baixista Patrick Laplan, alegando divergências musicais, o qual montou sua própria banda, Eskimo. "Bloco..." surpreendeu grande parte do público por ser um álbum sem resquícios do anterior. Ao som da banda, acrescentaram-se levadas melancólicas do Samba, Bossa Nova e de outros ritmos latinos. A euforia do primeiro álbum não se repetiu nas vendas e com a diminuição de seu público, a banda passou a tocar em lugares menores. Porém, a partir desse ponto, a banda ganhava um grande aliado em sua caminhada, justamente o público pequeno, que se mostrava cada vez mais fiel. Músicas como "Todo Carnaval tem seu Fim" (primeiro single), "A Flor", "Sentimental", entre outras, tornaram-se hits à parte do lado comercial. Depois de algum tempo do lançamento, a crítica especializada começaria a elogiar o álbum, que ganhou notoriedade no meio após ter chegado ao conhecimento de todos a divergência que havia entre a banda e a gravadora. O guitarrista Rodrigo Amarante, passou a ter mais espaço na banda, com composições como "Retrato Pra Iaiá", "Sentimental", "Cher Antoine" e "A Flor" (essa com Marcelo Camelo).
Seguiram-se ainda participações no "Fordsupermodels" (a banda tocava em um palco, fazendo a trilha sonora para o evento de moda), e no Luau MTV que mais tarde seria lançado em DVD, no qual foram incluídas, em versão acústica, músicas do primeiro e do segundo álbum.
O ano de 2003 chegava e já pela BMG (atual Sony Music), o Los Hermanos lançaram o álbum "Ventura". Antes chamado de "Bonança", o disco teve uma curiosidade em seu preparo: o primeiro disco nacional a "vazar" em sua fase de pré-produção. O terceiro álbum apresentava um Los Hermanos multi-facetado. De "Samba a Dois" ao pop rock de "O Vencedor" ou dos diálogos de "Conversa de Botas Batidas" e "Do Lado de Dentro", "Ventura" vinha com status do álbum que consolidaria a banda no cenário nacional. O primeiro single, "Cara Estranho", marcou boa presença nas rádios e em premiações de videoclipes. Vieram depois "O Vencedor" e "Último Romance", essa última de Rodrigo Amarante, que assinou 5 das 15 músicas do álbum e passou a se destacar como compositor do cenário. Camelo, antes já badalado, calcara ainda mais sua posição de compositor e passou a chamar a atenção de toda uma crítica antes desconfiada. A cantora Maria Rita em seu álbum homônimo, gravou três músicas dele: "Santa Chuva", "Cara Valente" e "Veja Bem Meu Bem".
Os shows passaram a abrigar uma legião de fãs que passaram a ser a marca registrada da banda. Foi na turnê de "Ventura" que foi registrado o DVD "Ao Vivo no Cine Íris", gravado no Rio de Janeiro, com um repertório predominante do álbum. Foi, ainda, na época do disco Ventura que a banda gravou a trilha sonora do curta-metragem "Castanho", de Eduardo Valente, na qual o estilo do disco ficou muito evidente na primitiva versão de "Conversa..." e da canção conhecida só por "Tema do Macaco".
Em 2005 chega o quarto álbum da banda, "4". Produzido por Alexandre Kassin, que assinara os dois últimos, o álbum mostrava um conteúdo mais introspectivo e uma aproximação mais impactante com a MPB. O disco, no entanto, seria considerado "irregular" pela grande crítica. Seja no violão de "Sapato Novo" e na bossa de "Fez-se Mar", ou a predominância de um clima saudoso nas letras de Camelo e Amarante, "4" dividiu novamente o público: a banda estava em mais um novo rumo. O álbum teve como single de bastante repercussão a música "O Vento" do guitarrista Rodrigo Amarante. Seguiram-se a esse single "Condicional" e "Morena", ambas as músicas com clipes lançados ao mesmo tempo.
Em abril de 2007, a banda anunciou um recesso por tempo indeterminado nos trabalhos, alegando o acúmulo de muitos projetos pessoais ao longo de seus dez anos de carreira.
No ano de 2008 lançaram o seu segundo álbum ao vivo "Los Hermanos - Na Fundição Progresso", que reúne os maiores sucessos da banda.


Os dois vocalistas da banda lançaram, no ano de 2008, seus respectivos trabalhos durante o hiato da banda. Camelo lançou seu disco de inéditas, chamado "Sou" e outro chamado "Toque Dela", e Amarante se juntou a Fabrizio Moretti, baterista da novaiorquina The Strokes, para lançar o projeto "Little Joy".
Mesmo em recesso, a banda realizou duas apresentações no festival Just a Fest, nos dias 20 e 22 de março de 2009, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Nos shows, abriu junto com a banda alemã Kraftwerk para a banda inglesa Radiohead.
Em 2010, a banda deu início a uma mini-turnê pelo nordeste. Os shows em Fortaleza (no Ceará Music), Salvador e Recife foram confirmados por Bruno Medina em sua coluna no portal G1. No mês de Outubro a banda tocou no festival SWU, realizado no interior de São Paulo. Apesar dessa pequena quebra no hiato, nenhuma notícia sobre álbum novo foi confirmada.
Em novembro de 2011, Bruno Medina publicou com muito entusiasmo em seu blog pessoal, no G1, que em 2012 o Los Hermanos sairía para uma turnê , as datas coincidirão com o 15º aniversário da banda.
"Reconheço que, faz uns bons dias, venho pensando sobre a melhor maneira de começar a redigir este post que vocês agora leem; e não era para menos, afinal a mim foi delegada a delicada missão de tornar pública uma notícia que com certeza deixará muitos queixos caídos por aí, a começar pelo meu próprio. Sim, apesar das circunstâncias me envolverem diretamente, foi com surpresa que presenciei o encadeamento de uma série de felizes coincidências, sem as quais nada do que tenho para contar a vocês teria sido possível. Bom, acho que já fiz suspense o suficiente, portanto hora de parar de encher linguiça e ir logo ao que importa. É com enorme satisfação, um certo frio na barriga e a expectativa de despertar alguns sorrisos Brasil afora que anuncio: 2012 será ano de turnê do Los Hermanos!"
Em uma matéria publicada na edição de hoje (19/2) no jornal “O Globo”, o empresário do Los Hermanos, Simon Fuller, cogitou a gravação de um novo álbum pelo grupo.
Se a banda lançar um disco novo, acho que faremos uma turnê mais curta, não como antes, na qual viajávamos dois anos. Mas não há nada planejado”, disse Fuller.


A matéria, assinada por Leonardo Lichote, fala sobre a turnê de retorno do grupo, que começa em Recife, no Abril Pro Rock, em abril, e inclui o lançamento de um documentário e de um livro de fotos.
Nos resta aguardar esse novo trabalho e o retorno oficial da banda.
Em 2012, A Polysom investe novamente em relançamentos de clássicos da música brasileira em vinil.
Com supervisão do próprio grupo, o projeto consiste no lançamento dos quatro álbuns de estúdio e de uma linda Caixa de Luxe contendo os quatro discos e mais um item exclusivo, o álbum “Ao Vivo na Fundição”. Tudo em LPs de 180 gramas, com prensagem premium de alta qualidade.

São três discos duplos, “Bloco do Eu Sozinho”, “Ventura” e “Ao Vivo na Fundição” e dois simples, “Los Hermanos” e “4”. O preço não muito acessível, mas acho que para quem é ã da banda vale muito pena. Eu adquiri no sebo do Rio de Janeiro apenas o primeiro álbum, mas já estou pensando em comprar o vinil duplo do "Los Hermanos - na Fundição Progresso".

Intregrantes 
Marcelo Camelo - vocais, guitarra e baixo
Rodrigo Amarante - vocais, guitarra e baixo
Rodrigo Barba - bateria
Bruno Medina - teclado

Banda de apoio
Gabriel Bubu - guitarra e baixo
Marcelo Costa - saxofone e clarinete
Bubu Trompete - trompete
Mauro Zacharias - trombone

Ex-integrantes
Patrick Laplan - baixo

Músicas
Lado A
1. "Tenha Dó" (Marcelo Camelo) – 3:27
2. "Descoberta" (Camelo) – 2:30
3. "Anna Julia" (Camelo) – 3:32
4. "Quem Sabe" (Rodrigo Amarante) – 2:32
5. "Pierrot" (Camelo) – 2:47
6. "Azedume" (Camelo) – 1:21
7. "Lágrimas Sofridas" (Camelo) – 1:47

Lado B
1. "Primavera" (Camelo) – 4:22
2. "Vai Embora" (Camelo) – 2:10
3. "Sem Ter Você" (Camelo) – 2:58
4. "Onze Dias" (Amarante) – 1:43
5. "Aline" (Camelo) – 1:26
6. "Outro Alguém" (Camelo) – 2:30
7. "Bárbara" (Camelo) – 3:34

Fotos do vinil
Capa (frente), vinil 180gram (Lado A) e encarte - Foto: Diego Kloss
Capa (verso), vinil 180gram (Lado B) e encarte - Foto: Diego Kloss
Detalhe do vinil 180gram (Lado B) - Foto: Diego Kloss
Encarte (frente) - Foto: Diego Kloss
Encarte (verso) - Foto: Diego Kloss
Capa (frente) - Foto: Diego Kloss
Box Deluxe Los Hermanos - Foto: Polysom

Comentários

  1. Olá,
    Achei essa postagem enquanto procurava conteúdos do Los Hermanos. Muito interessante.
    Abraços,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário