Nostalgia 13 | Greatest Hits Mix (1988) - Modern Talking

Ano: 1988
Gravadora: Ariola
Gênero: Eurodisco, Europop, Synthpop, New Wave e Eurodance
Obs: o álbum não está a venda.

Estava sem ideia sobre o que escrever na seção Nostalgia. Então, a mais ou menos uma semana o meu amigo Marlon veio fazer uma visita, escutamos alguns vinis e lembramos do Modern Talking, depois de ver alguns clipes pensei... porque não escrever um post sobre os caras.
O Modern Talking foi uma dupla Eurodisco alemã, formada pelo compositor, letrista, músico e cantor Dieter Bohlen, e o cantor principal com a voz aguda, Thomas Anders. O Duo obteve sucesso nos anos 1980, principalmente com as canções "You're My Heart, You're My Soul", "You Can Win If You Want", "Cheri, Cheri Lady", "Brother Louie", "Atlantis Is Calling (S.O.S. for Love)" e "Geronimo's Cadillac". Na maioria de suas canções, eram empregados cantores de fundo, que faziam principalmente os refrões e que contava com Rolf Köhler, Michael Scholz, Detlef Wiedeke e, inicialmente, Birger Corleis. Foi o grupo musical mais próspero na Alemanha por número de vendas, ultrapassando 120 milhões de cópias.
O grupo existiu de 1984 à 1987 e voltou à ativa, de 1998 à 2003 com um estilo mais Eurodance.
Formado no final do ano de 1984, quando Dieter Bohlen tinha 30 anos e Thomas Anders tinha 21, seu primeiro sucesso foi o single "You’re My Heart, You’re My Soul", que atingiu o top 10 em trinta e cinco países, incluindo a Alemanha, onde ficou no topo por seis semanas consecutivas. O segundo hit do álbum foi a faixa "You Can Win If You Want". O “The 1st Album” (1985) vendeu milhões de cópias no mundo todo, sendo disco de platina na Alemanha.



No mesmo ano, lançaram seu segundo hit o single "Cheri , Cheri Lady" do álbum “Let's Talk About Love” , que também subiu rapidamente para o topo das paradas na Alemanha, Suíça , Áustria e Noruega, e conseguiu atingir o top 10 também na Suécia e na Holanda.


Em 1986, o sucesso continuou com outros dois singles  "Brother Louie" e "Atlantis Is Calling (SOS for Love)" do álbum “Ready for Romance”.  A dupla também alcançou sucesso com seu sexto single "Geronimo’s Cadillac" e lançaram seu quarto álbum “In the Middle of Nowhere”.




Apostando na mesma fórmula, em 1987, ainda lançaram “Romantic Warriors” e “In the Garden of Venus”, que não alcançaram o mesmo sucesso dos álbuns anteriores. Destaque para os hits "Jet Airliner" e "In 100 Years...".



Durante esta era, o Modern Talking foi bem sucedido na Europa, Ásia , América do Sul , Oriente Médio, especialmente no Irã, onde toda a música pop ocidental foi proibida após a Revolução Islâmica de 1979 . No Reino Unido, eles entraram no top cinco apenas uma vez, com a canção "Brother Louie", mas não se sentiram muito à vontade em promover seus singles lá pelo fato de serem rotulados na Inglaterra como um grupo gay, assim como Erasure e Culture Club. Foram praticamente desconhecidos na América do Norte, nunca aparecendo nas paradas de sucesso de lá, e devido à falta de apoio da gravadora e também por uma gritante falta de tempo, nunca foram nesta parte do planeta para promoverem sua música. O compositor Dieter Bohlen produzia canções num estilo musical que já estava fora de moda nos Estados Unidos, mesmo antes do Modern Talking ser formado.
www.bloggar.aftonbladet.se
No Brasil, o Modern Talking é bem conhecido, fazendo algum sucesso isoladamente. Em algumas regiões, Modern Talking ainda faz muito sucesso e suas músicas ainda são bastante tocadas, tanto da primeira fase quanto da fase final de sua carreira. Entretanto o êxito de Modern Talking no Brasil não foi suficiente para que Dieter Bohlen e Thomas Anders promovessem suas canções por terras brasileiras. Isto se deve, em grande parte, pelo fato do grupo não ter feito tanto sucesso no eixo de maior consumo do Brasil, como o eixo Rio-São Paulo. Os dois primeiros álbuns de estúdio, “The First Album” e “Let's Talk About Love” nunca foram lançados oficialmente no Brasil. O terceiro ao sexto álbum foram lançados simultaneamente em 1989 em LP pela BMG Ariola Discos. Já na segunda fase, do sétimo ao décimo segundo álbum, foram lançados na mesma época dos lançamentos mundiais em CD pela BMG Brasil.
Imediatamente após a separação do duo no meados de 1987 , Bohlen formou seu próprio projeto chamado " Blue System ", lançando algumas músicas no mesmo estilo com faixas como "Sorry Little Sarah", "My Bed Is Too Big", "Under My Skin", "Love Suite", "Laila" e "Déjà vu".
Embora sendo basicamente dele, o co-produtor espanhol Luis Rodriguez e os familiares cantores de fundo da época do Modern Talking permaneceram. Naquela época, muitos ouvintes não se habituaram à mudança de voz, enquanto a música permaneceu a mesma. O sucesso do “Blue System” na Alemanha declinou a partir do terceiro álbum, e mais tarde, Bohlen admitiu que perdera o tato com os desenvolvimentos no cenário musical.
www.fanpop.com
Dieter Bohlen também trabalhou com outros artistas mesmo enquanto o Modern Talking existiu, entre eles, Chris Norman do Smokie, que fez fama com a canção "Midnight Lady" de 1986 e permanece como uma das mais populares composições de Dieter Bohlen. Ele também escreveu um grande número de canções para C.C. Catch (a canção "House Of Music Lights"), usando um tom acelerado e menos romântico. Algumas canções em inglês de Dieter Bohlen, como "You’re My Heart, You’re My Soul" também foram gravadas com letras em alemão pela cantora alemã Mary Roos, usando a mesma trilha sonora.
Enquanto isso, Anders seguiu carreira solo, excursionando sob o nome de Modern Talking em vários continentes, como: Europa, África, Ásia, América do Sul e Austrália, até o início de 1989, quando ele começou a gravar algumas de seu novo material pop em Los Angeles e Londres, e também em seu país natal. Anders gravou cinco álbuns solo em Inglês “Different”, “Whispers”, "Down on Sunset, “When Will I See You Again” e “Souled” e um de seu álbum foi também gravado em espanhol “Barcos de Cristal”. Ele foi mais bem sucedido em países estrangeiros do que o seu próprio país, no entanto, ele também alcançou vários sucessos na Alemanha.
Apesar de todas as brigas e desentendimentos que Bohlen e Anders tiveram no passado, começaram a manter contato novamente quando Anders voltou para Koblenz, na Alemanha, em 1994.
Depois de se separarem em 1987, reuniram-se novamente em 1998, num primeiro momento apenas testando seus antigos sucessos em novas versões e novamente alcançando o topo das paradas de sucesso inesperadamente.
A dupla teve sua primeira apresentação juntos marco no programa de TV alemão Wetten, dass .. ? . Eles lançaram uma versão remixada dos singles "You're My Heart, You're My Soul 98" e "Brother Louie 98".


O single, no entanto, já não soava como uma faixa Europop suave, em vez disso, era um número típico de Eurodance, com a participação do rapper Eric Singleton nos vocais. Seu primeiro álbum de retorno "Back for Good" (1998), que incluiu quatro novas faixas, bem como todos os acessos anteriores refeito com técnicas modernas, ficou no número um na Alemanha por cinco semanas consecutivas e conseguiu o topo das paradas em quinze países. Além disso o álbum vendeu três milhões de cópias só na Europa. A dupla ganhou o prêmio de Best Selling German Band at the World Music Awards daquele ano.
O single, no entanto, já não soava como uma faixa Europop suave, em vez disso, era um número típico de Eurodance, com a participação do rapper Eric Singleton nos vocais. Seu primeiro álbum de retorno "Back for Good" (1998), que incluiu quatro novas faixas, bem como todos os acessos anteriores refeito com técnicas modernas, ficou no número um na Alemanha por cinco semanas consecutivas e conseguiu o topo das paradas em quinze países. Além disso o álbum vendeu três milhões de cópias só na Europa. A dupla ganhou o prêmio de Best Selling German Band at the World Music Awards daquele ano.
www.vkontakte.dj
O álbum seguinte, "Alone" (1999), também foi direto para o número 1 na Alemanha e foi muito bem sucedido em outros lugares, vendendo mais de um milhão de unidades só na Europa .
Nos anos seguintes vieram mais quatro álbuns "Year of the Dragon" (2000), "America" (2001), "Victory" (2002) e o último "Universe" (2003).
As canções que foram produzidas antes do primeiro rompimento eram produzidas num estilo que pode ser vagamente chamado de Eurodisco com nuances de Synthpop (devido ao uso de teclado e sintetizadores) que foi influenciado por uma linguagem musical alemã chamada de "schlager", do Pop Disco (Bee Gees), e de canções românticas em inglês de origem italiana e francesa como "I Like Chopin" do Gazebo. Depois da reunião de 1998, Bohlen produziu canções no estilo Eurodance, assim como baladas no estilo norte-americano, como "Juliet" e "TV Makes The Superstar".



Depois de atingir o ápice da carreira, Bohlen e Anders decidiram se separar novamente em 2003, pouco antes do lançamento de outra compilação das melhores canções. A segunda separação foi desencadeada por causa da imagem negativa de Anders que Bohlen escreveu em seu livro autobiográfico publicado em 4 de Outubro de 2003. Ao longo de todos os litígios que eventualmente levaram a dupla ao sua separação, Bohlen, estave envolvido no Deutschland Sucht Den Superstar ( DSDS ), a edição alemã do britânico Pop Idol. A coletânea foi lançada em 2003 , intitulada " The Album Final", que continha todos os singles do duo. Thomas Anders iniciou outra carreira solo imediatamente após o fim do Modern Talking , enquanto Bohlen tinha já começado a dedicar a maior parte de seu tempo a novos talentos , especialmente aqueles que ele descobriu sobre DSDS.
Dieter Bohlen já escreveu dois livros autobiográficos muito bem-sucedidos na Alemanha. No entanto, suas críticas às pessoas com quem trabalhou acabaram trazendo problemas a elas por isso. Em resultado, retirou-se do cenário público até 2006, quando disse que lamentava ter lançado o segundo livro.
www.fanpop.com
Em 2006, Bohlen incluiu uma mensagem subliminar na sua recém lançada canção "Bizarre Bizarre". Quando tocada de trás para frente diz o seguinte: "Nunca haverá um fim do Modern Talking". Entretanto, Bohlen disse: "Ela quer dizer que a música do Modern Talking durará pra sempre".
Em janeiro de 2007, Thomas Anders, já em sua carreira solo, convidou seus fãs para uma Festa Anual de seu Fã-Clube, realizada em sua cidade natal Koblenz, na Alemanha. No início da festa, Thomas deu as boas-vindas aos cerca de 600 fãs presentes e ligeiramente conversou com alguns deles. Algumas perguntas foram feitas aleatoriamente para o interesse dos fãs. A informação mais importante do ponto de vista dos fãs de Modern Talking foi uma pergunta que dizia respeito a uma possível volta da dupla, referente a um recente surgimento do tema, até então, por Dieter Bohlen. Thomas Anders respondeu como se segue:
"Este assunto está encerrado e não haverá uma volta do Modern Talking! É por isso que não tenho comentado muito sobre este assunto. Modern Talking não irá ascender como uma fênix das cinzas e seus comentários [de Dieter], me forçaram a dar infindáveis horas de entrevistas sobre um assunto que eu não quero mais discutir. Esta volta simplesmente não acontecerá jamais!" — Thomas Anders respondendo a uma pergunta de um fã em sua Anual Festa do Fã Clube em Koblenz, Alemanha.
As vendas globais de Modern Talking ultrapassaram 120 milhões de unidades, de acordo com a BMG em junho de 2003 e eles se tornaram os maiores vendedores alemães de música da história da indústria fonográfica da Alemanha, ultrapassando à Snap!, Milli Vanilli, Boney M. e Scorpions.
Atualmente, cada um se dedica aos projetos pessoais e não cogitam, de forma alguma, um novo retorno do Modern Talking.

Integrantes
Thomas Anders - vocal, piano e teclado
Dieter Bohlen - guitarra, composição e arranjos
Rolf Köhler, Michael Scholz, Detlef Wiedeke e Birger Corleis - vocal de apoio

Músicas
Disco 1
Lado A
Brother Louie
Geronimo's Cadillac
You Can Win If You Want
Lucky Guy

Lado B
Atlantis Is Calling
Hey You
Charlene
Don't Worry

Disco 2
Lado A
You'are My Heart You're My Soul
100 Years
Telegram To Your Heart
Jet Airliner

Lado B
Cheri Cheri Lady
Sweet Little Sheila
Lonely Years In Chinatown
Heaven Will Know

Fotos do vinil



Comentários

  1. Muito bom esse vinil...Modern Talking!!! todas boas !!!

    ResponderExcluir
  2. Modern Talking é tudo de Bom essa Dupla é eterna !!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente em minha opinião, a melhor BANDA POP do mundo!. Viajei 40 horas de ônibus, saindo de Curitiba até Buenos Aires, só para comprar os discos de Modern Talking, pois no Brasil não eram conhecidos, exceto no Sul que já eram idolatrados.

    ResponderExcluir
  4. Modern talking sempre será a melhor parte da história musical do planeta 🎸🎵🎶 🎹

    ResponderExcluir

Postar um comentário