Coleção de Vinil

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Selecionados 04 | Sleeping with Ghosts (2003) - Placebo

Na quarta resenha da sessão Selecionados, trago um resenha escrita pelo leitor Alvaro Az sobre o álbum Sleeping with Ghosts (2003) da banda Placebo. Agradeço ao Alvaro pela disponibilidade e empenho em escrever a resenha para o blog.
Você também pode participar da seção Selecionados, escreva a resenha, leia o regulamento e envie para o nosso email <devoltaparaovinil@gmail.com>. 

Ano: 2003
Gravadora: Virgin records
Gênero: Indie Rock
Obs: o álbum não está a venda.

Em 2005 o Placebo era a banda do momento no Brasil.A mídia não somente dava enfoque às músicas de trabalho do disco, como também a antigos sucessos... O momento era ideal para uma visita do grupo por aqui.
Envolta na turnê deste álbum - que posteriormente gerou um dvd ("Soulmates never die") - o trio chegou em meio a uma grande aceitação envolvendo a banda, seja pelo apelo andrógino de seus membros, seja por comentários do tipo "aquele vocalista que tem a voz parecida com o Geddy Lee do Rush!"... Fui conferir os caras mesmo sem conhecer muitas músicas e nem o citado disco. Concerto com capacidade quase esgotada no atual Citybank Hall numa sexta-feira. Valeu bastante. Show de alto nível com direito a antigos sucessos ("Pure morning", "Special K" e a queridinha das pistas "Every You Every Me").
Um ano depois estava eu passeando em Paris quando dei de cara com uma simpática loja de vinil bem na quadra do cemetério Père Lachaise - sim, aquele onde dizem estar enterrado Jim Morrison dos Doors.
Comprei alguns, dentre os quais esta edição do álbum - que não chegou a sair por aqui neste formato.
Não é o melhor disco da banda mas possui pelo menos 3 hits: "This Picture", "Special Needs" e "Protect Me from What I Want". O álbum abre com uma curta porrada sonora  ("Bulletproof Cupid" - música de abertura dos shows brasilis), contendo as igualmente pesadas "Plasticine" e "Something Rotten". Apresenta duas belíssimas baladas ("I'll Be Yours" e "Centrefolds"). Aliás, o Placebo sempre trabalhou bem com baladas, explorando o belo timbre de Molko... Com letras instigantes ("Second Sight") e o instrumental bem emoldurado na maioria das canções por teclados de bom gosto ("The Bitter End", "Sleeping With Ghosts"), a bela capa segue a tradição de outros álbuns do trio, com enfoque em figuras humanas.

stylefavor.com
Recomendo a audição e convido a todos a conhecerem uma das mais sinificativas bandas da segunda metade dos anos 90 - pós movimento BritPop.
Escrito por Alvaro Az.

Integrantes
Brian Molko - vocalista, guitarrista e tecladista;
Stefan Olsdal - baixista, guitarrista e teclista;
Steve Hewitt - baterista.

Músicas
Side A
1. Bulletproof Cupid - 2:22
2. English Summer Rain - 4:01
3. This Picture - 3:34
4. Sleeping With Ghosts - 4:38
5. The Bitter End - 3:10
6. Something Rotten - 5:28

Side B
7. Plasticine - 3:26
8. Special Needs - 5:15
9. I'll Be Yours - 3:32
10. Second Sight - 2:49
11. Protect Me from What I Want - 3:15
12. Centrefolds - 5:02

Fotos do vinil




As fotos, capas, álbuns, vídeos e músicas são todos de direitos reservados à banda Placebo, as gravadoras e aos fotógrafos que as produziram. O autor da resenha utiliza dessas, apenas para divulgação do álbum ou do artista abordado na resenha.O De Volta Para o Vinil não possui qualquer responsabilidade sobre as informações veiculadas nessa resenha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário