Coleção de Vinil

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Nostalgia 14 | Os Goonies - Trilha Sonora

Ano: 1985
Gravadora: Warner Bros Records
Gênero: Trilha Sonora
Obs: o álbum não está a venda

Para a seção Nostalgia, resolvi escrever sobre um filme que em 2015 comemora 30 anos e marcou muito a minha infância e a de muitos leitores. Estou falando de 'Os Gonnies', filme de 1985 produzido por Steven Spielberg, escrito por ele e Chris Columbus e dirigido por Richard Donner.
Primeiro foi falar brevemente a respeito do enredo do filme para num segundo momento abordar a espetacular e contagiante trilha sonora do filme, incluindo também a trilha orquestrada.
Os Goonies conta a história de um grupo de amigos que está passando seus últimos dias juntos antes que um empreendimento, que vai passar por cima do bairro, obrigue os pais a venderem as propriedades e se mudar. Mikey Walsh (Sean Astin, de "Coragem Sob Fogo" e "Memphis Belle - A Fortaleza Voadora"), Brand Walsh (Josh Brolin, de "Mod Squad - O Filme" e "O Homem Sem Sombra"), "Chunk" Cohen (o astro de TV Jeff Cohen, em sua única aparição cinematográfica), "Bocão" (Corey Feldinan, de "Gremfns" e "Conta Comigo"), "Data" Wang (Johnathan Ke Ouan, de "Indiana Jones e o Templo da Perdição") Andy Carmichael (Kerri Green, de "A Inocência do Primeiro Amor" e "A Morte Como Herança") e Stef Steinbrenner (Martha Plimpton, de "O Olho de Deus" e "Stanley & Iris") são os personagens principais da trama.
Inesperadamente, o grupo acha um mapa antigo no sótão da casa de Mikey, que levaria a um navio pirata oculto, cheio de dobrões de ouro e jóias. Sem saber se o tesouro é verdadeiro eles decidem procurá-lo, tentando conseguir evitar que as famílias percam as casas. Seguindo o mapa, os jovens vão a um antigo restaurante que é usado como esconderijo pelo Fratelli, uma família de criminosos liderados pela Mama (Arme Ramsey, de "Jogue a Mamãe" em e "Um Álibi Perfeito"). A partir desse ponto, eles partirão numa aventura cheia de passagens secretas e armadilhas, plantadas pelos piratas para evitar que seu tesouro seja encontrado. Enquanto uma parte do grupo entra na caverna, os criminosos ameaçam torturar o gordo Chunk se ele não contar tudo o que está escondendo. Depois colocam-no junto com o monstruoso e dócil "Sloth" (John Matuszak, de "Executor Implacável" e "O Homem das Cavernas"), irmão dos Fratelli que é mantido à parte do mundo exterior, cuja simpatia o gordinho conquista com ajuda do chocolate Babe Ruth. O grupo é perseguido pela família criminosa até chegar a uma caverna maior onde encontra-se o navio de Willy Caolho.
Com relação a trilha sonora, 'Os Goonies: Original Motion Picture Soundtrack' foi o álbum lançado em conjunto com o filme 1985 'Os Goonies'. O álbum é conhecido principalmente porque incluía música "The Goonies 'R' Good Enough" da cantora pop Cyndi Lauper que teve uma participação especial no filme cantando a música na TV. O álbum foi lançado em LP e cassete internacionalmente e uma liberação CD limitada em alguns países, posteriormente.


Lauper foi escolhida pelo diretor musical do álbum Steven Spielberg, mas foi idéia de Lauper incluir um grupo feminino, o então relativamente desconhecido The Bangles, a banda se tornaria mais conhecido no ano seguinte com o segundo álbum. The Bangles também teve uma pequena participação no vídeo de "The Goonies 'R' Good Enough". Lauper tocou a música ao longo de sua  turnê mundial True Colors, mas recusou-se a tocar a música a partir de 1987, até que a pressão dos fãs finalmente a fez adicionar a música de volta em seu set list.
Outro single "Eight Arms to Hold You" do Goon Squad , foi prensado em vinil com remixes e alcançou o número um na Billboard Hot Dance Club Player, em 1985. Teena Marie contribuiu com "14k", lançado como um single e hit número 10 na parada de R & B. A canção "Wherever You're Goin' (It's Alright)" do REO Speedwagon, também foi lançada como single.




Em 2010, um álbum da trilha original foi lançada com toda a trilha sonora composta por Dave Grusin.
David Grusin (Littleton, Colorado, 26 de junho de 1934) é um compositor e pianista de jazz norte-americano que compõe bandas sonoras de filmes. Em 1975, trabalhou com a parceria com Sydney Pollack no filme Yakuza (The Yakuza) (1975). Entre com a colaboração com Dave Grusin e Sydney Pollack: Os Três Dias do Condor (Three Days of the Condor) (1975), Um Momento, Uma Vida (Bobby Deerfield) (1977), O Cowboy Eléctrico (The Electric Horseman) (1979), A Calúnia (Absence of Malice) (1981), Tootsie - Quando Ele Era Ela (Tootsie) (1982), Havana (Havana) (1990), A Firma (The Firm) (1993) e Encontro Acidental (Random Hearts) (1999). Recebeu diversas prêmiações, entre outros o Oscar de melhor banda sonora em 1989 para banda sonora do filme The Milagro Beanfield War.1. Na verdade a trilha composta  por Grusin sempre foi negligenciada é só foi lançada em 2010.
Mas se você prestar atenção no filme vai notar que a trilha de Grusin aparece em vários momentos. Já na abertura, enquanto acontece a perseguição aos Fratelli, dá para ouvir "Fratelli Chase". O tema "One Eyed Willie  é provavelmente o que mais aparece e possui algumas variações como em  no "Map and Willie" e "The Inferno".


A trilha possui alguma músicas mais lentas como a triste "O Goondocks (Goonies Theme)", a adorável "Mikey's Vision " e otimista em "End Titles (Goonies March)". Depois, há também a trilha dos Fratelli, são elas: "Restaurant Trash", "IT All Starts Here",  "Wishing Well and the Fratellis Find Coin" e "Fratelli Chase (original version)". Ainda podemos mencionar "No Firme and Pirate Ship" que aparece na parte final do filme, quando a vela navio pirata fica próximo ao sol. Esse tema é uma variação de "Water Slide and Galleon" e "Treasure, Data & Mouth e Walk the Plank".
Ainda podemos citar a  "They're Here and Skull Cave Chase",  que oferece ao ouvinte uma maravilhosa versão do "Fratelli's action theme". Nós também podemos desfrutar de música "Playing the Bones", uma faixa suspense com efeitos feitos em órgão. Em "The Fighting Fratellis, "Sloth's Choice e "Ultimate Booby Trap", temos também versões empolgantes do "Fratelli's action theme". Em "The Reunion and Fratellis on Beach " um par de temas aparecem, incluindo o lindo "The Goondocks (Goonies Theme)", totalmente orquestrado. Há, naturalmente, diversos fatos interessantes a se lembrar também, em "The "It", Fifty Dollar Bills and a Stiff " e "Skull and Signature" ouvimos um ataque atonal no final de cada estrofe, aquele que se ouve exatamente na canção de John Williams o tema do filme Jaws.
Enfim, o diretor Richard Donner e produtor Steven Spielberg criaram um daqueles filmes nostálgicos típicos da década de 80, com temáticas como o valor da amizade, a importância de pertencer a um grupo e de assumir uma identidade própria e, tanto a trilha musical proposta por Spilberg quanto a trilha sonora orquestrada criada por Dave Gusin, contribuem e muito para criar esse clima nostálgico e acolhedor.
Que criança nunca imaginou estar em uma grande aventura, repleta de mistérios e com um tesouro no final?
Esta talvez seja uma das brincadeiras mais legais de uma infância. Por causa de Os Goonies, campeão da Sessão da Tarde por anos, eu montava minhas tendas e cavernas no quarto, usando lençóis, barbantes e escondia tesouros ou fingia ser Willy Caolho. Minha mãe ficava doida com a transformação que eu fazia no recinto, mas era uma das coisas que eu mais gostava de fazer. O legal de Os Goonies é poder viajar na imaginação e na vida da garotada e perceber o quanto muitos de nós já perdeu por ficar adulto.

Músicas
Trilha Sonora (1985)
Lado A
"The Goonies 'R' Good Enough" — Cyndi Lauper
"Eight Arms to Hold You" — Goon Squad
"Love Is Alive" — Philip Bailey
"I Got Nothing" — The Bangles
"14K" — Teena Marie

Lado B
"Wherever You're Goin' (It's Alright)" — REO Speedwagon
"She's So Good to Me" — Luther Vandross
"What a Thrill" — Cyndi Lauper
"Save the Night" — Joseph Williams
"Theme From the Goonies" — Dave Grusin

Trilha Sonora Orquestrada (2010)
1. Fratelli Chase
2. Map and Willie
3. The Goondocks (Goonies Theme)
4. Doubloon
5. Lighthouse
6. Cellar and Sloth
7. Restaurant Trash
8. The "It", Fifty Dollar Bills and a Stiff
9. It All Starts Here
10. Plumbing
11. Skull and Signature
12. Boulders, Bats and a Blender
13. Wishing Well and the Fratellis Find Coin
14. Mikey's Vision
15. Oath and Bobby Traps
16. Tripple Stones and a Ball
17. Pee Break and Kissing Tunnel
18. They're Here and Skull Cave Chase
19. Playing the Bones
20. Water Slide and Galleon
21. Octopus
22. The Inferno
23. One Eyed Willie
24. Treasure, Data & Mouth and Walk the Plank
25. Sloth & Chunk
26. Mama & Sloth
27. The Fighting Fratellis, Sloth's Choice and Ultimate Booby Trap
28. The Reunion and Fratellis on Beach
29. No Firme and Pirate Ship
30. End Titles (Goonies March)

Bonus Tracks
31. Fratelli Chase (original version)
32. Tripple Stones and a Ball (original version)
33. They're Here and Skull Cave Chase (original version)
34. Octopus (original version)

Fotos do vinil
Goonies soundtrack vinyl LP
Goonies soundtrack vinyl LP
Fotos: Diego Kloss

As fotos, capas, álbuns, vídeos e músicas são todos de direitos reservados as gravadoras e aos fotógrafos que as produziram. O De Volta Para o Vinil utiliza dessas apenas para divulgação do álbum ou do artista abordado na resenha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário